Título: Mais 6 empresas estatizadas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2006, Economia & Negócios, p. B11

O governo de Evo Morales informou ontem que o Estado boliviano retomará o controle de seis empresas dos setores de telecomunicações, energia e ferrovia, todas privatizadas na década de 90. O ministro do desenvolvimento da Bolívia, Carlos Villegas, disse que seis empresas retornarão ao controle estatal.

As companhias alvo da nacionalização são a de telecomunicações Entel (Telecom Italia), as de energia Corani, Guaracachi e Valle Hermoso (controladas pela Duke, de capital norte-americano e boliviano) e as ferrovias Oriental e Andina, administradas por capital norte-americano e chileno, respectivamente. O decreto de nacionalização destas empresas deverá sair "em breve".

Villegas disse que a medida pode ser entendida como "nacionalização" ou "bolivianização" das chamadas firmas "capitalizadas", que são administradas por capitais privados nacionais ou estrangeiros. "O importante é que queremos 51% das ações para o Estado", disse o ministro, ao dar detalhes sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento de 2006 a 2010.