Título: Acordo para TV digital está quase fechado
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2006, Economia & Negócios, p. B16

O documento que vem sendo elaborado por Brasil e Japão sobre a implantação da TV digital no País deverá ter um tom diplomático, sem entrar em detalhes mais técnicos da negociação do padrão, segundo fontes que estão participando das discussões. Os termos do acordo, que será assinado no dia 29 de junho entre os dois países, deverão ser concluídos hoje, e há a expectativa de que o Palácio do Planalto se pronuncie sobre os entendimentos.

Desde segunda-feira, uma delegação japonesa de 15 membros, incluindo representantes do governo e da indústria do Japão, está reunida, no Itamaraty, com representantes do governo, de empresas e entidades de pesquisa brasileiros para estabelecer os compromissos que os dois lados deverão assumir.

No caso da incorporação das inovações tecnológicas brasileiras no padrão japonês, a opção deverá ser por incluir no texto apenas indicações do que o governo brasileiro está propondo como novas tecnologias. Os detentores do padrão japonês se comprometeriam a desenvolver um trabalho conjunto com o Brasil para a incorporação dessas inovações. "O Japão concorda em estudar economicamente as inovações brasileiras", disse uma fonte do governo.

O documento não deve prever prazos para esses estudos. Mas estabelecerá a criação, em até quatro semanas após o anúncio da escolha do padrão, de grupos de trabalho com participação de representantes dos dois lados. Portanto, as inovações propostas pelo Brasil seriam avaliadas por esses técnicos, segundo o representante do padrão japonês, Yasutoshi Miyoshi. "A conversa tem evoluído a um termo confortável para ambas as partes", disse ele, num intervalo da reunião, que se estendeu noite adentro.

No início das discussões, o governo brasileiro ainda insistia em que a definição das inovações constasse do documento em elaboração. Mas os japoneses ponderaram que são necessárias avaliações técnicas mais detalhadas para a adoção dessas tecnologias.

Antes de ser assinado, o documento ainda será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Japão será representado na assinatura do acordo, no dia 29, pelo ministro do Interior e da Comunicação, Heizo Takenaka.

CONSTRUÇÃO CONJUNTA O presidente Lula afirmou ontem, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, que o Brasil está perto de optar pelo sistema japonês de TV digital, construindo, juntos, o Programa Nipo-Brasileiro de TV Digital. "Estamos próximos de concluir, não está concluído ainda, mas há uma oferta da construção do programa", disse.

"Se isso der certo, não vamos apenas ter a TV digital no Brasil. Nós teremos uma fábrica de semicondutores", comemorou. "Significa o Brasil adentrar ao mundo da eletrônica." Segundo Lula, desde o início da discussão, ele se perguntava: "Por que só fazer TV digital? Por que não discutimos que o Brasil quer um pouco mais?".

Ele ressaltou que, caso esse programa nipo-brasileiro dê certo, "ao invés de a gente exportar minério de ferro a precinho barato e comprar chip, nós vamos começar a produzir essas coisas mais sofisticadas". "Está na hora de darmos um salto de qualidade e nos tornarmos um País produtivo e desenvolvido", afirmou.