Título: Mudança de imagem e planos de expansão
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/06/2006, Nacional, p. A13

A Brasil Telecom (BrT) tem hoje 5.950 funcionários. O número já é resultado do corte de 800 funcionários, alguns dos quais assessores diretos da era Daniel Dantas e Grupo Opportunity. "Os funcionários estavam desconfiados, temerosos de se verem envolvidos em escândalos. Fizemos o corte necessário e estamos recuperando a auto-estima daqueles que trabalham, que têm compromisso com a empresa e seu desenvolvimento", diz Ricardo K., como prefere ser chamado o novo presidente da BrT.

O corte de pessoal, ressalva, se fez necessário para ajustar a empresa à sua base de clientes. "Não estamos acusando funcionários de participação em esquemas de corrupção, ao contrário queremos valorizá-los."

K. garante que a operação da empresa é excelente e "os escândalos envolvendo Dantas, desde a privatização em 1998, não contaminaram a imagem da companhia nem resultaram em reclamações da base de clientes". Ele reconhece, porém, que a BrT, por conta das disputas internas e públicas entre Dantas e os acionistas, protelou a entrada no mercado de telefonia celular, que acabou por se transformar em modelo de inclusão no País, graças à disseminação dos pré-pagos nas classes C, D e E.

CAMPANHA

"Esse adiamento, pois só temos dois anos de operação de telefonia celular, foi decorrente das disputas acionárias, mas agora vamos dar a volta por cima, pois dispomos de uma moderna tecnologia". Pelo menos, é isso o que vão mostrar as peças publicitárias criadas pela Leo, Burnett, que vão carregar o slogan "Aqui é o lugar", mostrando a capacidade da empresa de oferecer todo o leque de serviços da telefonia para seus clientes, de forma convergente, a exemplo de empresas globais como China Telecom, Swisscom, France Telecom e Belgacom.

A BrT e essas empresas fazem parte da FMCA, que reúne operadoras de telefonia que oferecem soluções convergentes em todo o mundo. Entre as novidades para o consumidor está a possibilidade de o terminal móvel passar a funcionar como fixo dentro da casa ou escritório quando originar chamada para fixo, reduzindo o custo da tarifa. O nome do sistema é complicado: Cordless Telephony Profile (CTP).

O presidente da BrT disse ao Estado que estes mecanismos vão ajudar a empresa a ampliar o faturamento com a telefonia fixa, hoje descendente em relação à móvel. Sua maior missão a partir da próxima semana, porém, será comandar o lançamento da nova campanha publicitária. "Temos uma marca fantástica e vamos mostrar isso para a população". Quem saiu perdendo foi a agência de propaganda de Duda Mendonça, que tinha a conta da BrT na era Dantas.