Título: Presidente herda votos de Garotinho, diz analista
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/06/2006, Nacional, p. A10

Depois que peemedebista saiu da disputa, Lula cresceu e Alckmin permaneceu estável

A pesquisa Ibope divulgada anteontem indica que o presidente Lula estaria herdando uma parte dos votos do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), disse ontem a diretora do Ibope, Márcia Cavallari. Depois que Garotinho, que é evangélico, saiu da disputa, o patamar de intenções de votos do presidente subiu, enquanto o do pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB) permaneceu estável, disse ela. No entanto, 21% dos que se declaram evangélicos ainda abrigam 19% de indecisos, enquanto dos 66% de católicos apenas 12% ainda não definiram seu candidato.

Segundo Márcia, à medida que as pesquisas aprofundam a consulta ao eleitorado mais pobre, a vantagem de Lula aumenta gradativamente. Ela constata que 35% do eleitorado brasileiro tem até a 4ª série do ensino fundamental e nesse contingente o presidente atinge seu pico - 55%, contra apenas 13% obtidos por Alckmin.

Nesta consulta, pela primeira vez o Ibope pediu aos eleitores que classificassem sua raça. Entre os que se declararam negros, Lula venceria por 55% a 27%; entre os que se consideram pardos ou morenos, a vitória seria por 56% a 14%; e entre os que se rotularam brancos, Lula ganharia por 37% a 27%. Lula venceria entre os católicos por 51% a 20% e, entre os evangélicos, por 44% a 18%. Ele teria hoje o voto de 83% dos que julgam seu governo ótimo ou bom, chega a arrancar 4% entre os que consideram o governo ruim ou péssimo e 20% dos eleitores que votaram em José Serra no segundo turno de 2002. Pela pesquisa, Alckmin só venceria Lula entre os que têm curso superior (45% a 36%), empatando entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos.