Título: Lula venceria no 1º turno, confirma Vox Populi
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/06/2006, Nacional, p. A10
Pesquisa mostra que quanto mais pobre o eleitor maior a vantagem que dá ao petista em relação a Alckmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria a eleição presidencial no primeiro turno com 49% das preferências do eleitorado, contra 23% que seriam alcançados pelo pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Esses porcentuais se repetiram em dois cenários de pesquisa feita pelo Vox Populi para a revista Carta Capital desta semana e confirmam os números da pesquisa Ibope/TV Globo, divulgada anteontem. Em todos os cenários Lula atinge mais de 60% dos votos válidos.
No cenário sem candidato do PMDB, Lula obteria 47% e Alckmin, 21%. A pesquisa Vox Populi confirma também que a eleição presidencial está fortemente polarizada entre os possíveis candidatos do PT e do PSDB, com boa vantagem para o primeiro. Incluído em um dos cenários, o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), que já se retirou da disputa, teve apenas 6%, em terceiro lugar, evidenciando que seu prestígio no eleitorado minguou. Nos demais cenários quem ocupa o terceiro lugar é a senadora Heloísa Helena (PSOL), que tem 6%.
A nova pesquisa confirma que a vitória de Lula é ampliada à medida que a consulta avança para segmentos mais pobres do eleitorado. No Nordeste, o presidente alcançaria 66% contra 11% de Alckmin; entre os eleitores que têm até a 4ª série do ensino fundamental o presidente conseguiria 57% a 18% e, entre os que ganham até 1 salário mínimo por mês, obteria 62% a 9%. Já Alckmin bateria Lula por 39% a 35% entre os que ganham acima de 10 salários mínimos.
No julgamento dos programas do governo Lula, o item "políticas de apoio às famílias carentes/Bolsa Família" teve 55% de avaliação positiva. No outro extremo, o governo federal recebeu 56% de avaliação negativa no item "segurança pública", certamente em razão da onda de violência que varreu São Paulo há duas semanas. Outros pontos avaliados positivamente pelos eleitores foram as áreas da educação e de ciência e tecnologia, esta última um reflexo da viagem espacial do tenente-coronel aviador Marcos Pontes.