Título: Presidente não deve se deixar inebriar com pesquisas, alerta Aécio
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/06/2006, Nacional, p. A6

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), cobrou ontem respeito à população brasileira e cautela do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que ele "não deve se deixar inebriar" com o resultado de pesquisas.

Para Aécio, Lula "não deve, em razão das pesquisas eleitorais que a ele são favoráveis agora, tripudiar sobre a sociedade". "Ele pode, na verdade, ter um retorno do qual não gostaria." Anteontem, Lula desafiou a oposição a mostrar na campanha as imagens de "tortura" de petistas nas CPIs.

O tucano ressaltou a gravidade das denúncias que atingiram o governo Lula, lembrando que o chamado "núcleo duro" em torno do presidente "se desintegrou". Disse que o PSDB trabalhará muito para que o seu candidato, Geraldo Alckmin, vença a eleição presidencial. "Mas, na eventualidade de vencer o presidente Lula, era preciso que ele amadurecesse e respeitasse a população que se viu chocada com o nível das denúncias e, sobretudo, aquelas comprovadas."

Aécio afirmou que a manifestação do presidente lhe preocupa porque demonstra que Lula está "com os pés um pouco fora do chão". "Parece uma declaração arrogante de quem acha que já venceu as eleições. Aqui em Minas, nós costumamos dizer sempre que mineração e eleição, só depois da apuração. Nós temos ainda um grande período pela frente."

Candidato à reeleição, Aécio mantém em Minas uma relação cordial com o prefeito de Belo Horizonte, o petista Fernando Pimentel. Os dois asseguraram durante a semana que a polarização entre PT e PSDB nas eleições federal e estadual não modificará o relacionamento amistoso entre o Palácio da Liberdade e o Planalto.

Ontem, o governador demonstrou estranheza com o comportamento de Lula. "Acho que o presidente tem que tomar muito cuidado para não incorporar a sua personalidade algo que, talvez, ele não tinha no passado, que é a arrogância."