Título: Nova tática substitui ironias por ataques aos adversários
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/06/2006, Nacional, p. A4

Lula decidiu rebater críticas da oposição, acreditando que adversários elevam tom por conta de pesquisas

O estilo paz e amor que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu adotar nesta campanha não resistiu a uma subida ao palanque. No Palácio do Planalto, assessores do presidente dizem que a tática agora não é deixar acusações da oposição sem resposta.

Lula tem estabelecido agendas semanais, com cerimônias praticamente todos os dias, ou viagens, para que possa responder aos ataques. Segundo interlocutores do presidente, o timing para atacar é dele, não é recomendação de nenhum marqueteiro.

A avaliação é que, quando Lula começou a subir nas pesquisas, a oposição se desesperou e passou a tentar criar uma crise artificial. O presidente, então, que vinha respondendo aos ataques com ironias, achou que estava na hora de começar a atacar, até porque a campanha oficial começa a menos de um mês.

A prova de que a campanha já começou, de acordo com outro interlocutor, foi o clima que o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, encontrou em um debate, anteontem, onde estavam representantes de 39% do PIB brasileiro, quando sofreu ataques. Em um dos momentos mais constrangedores, um empresário perguntou ao ministro se, "no fundo da alma", acreditava que Lula não tinha mesmo conhecimento dos atos de ex-dirigentes petistas, como Silvio Pereira e Delúbio Soares.

Tarso respondeu: "Sim, acredito. Assim como acredito também que o presidente Fernando Henrique Cardoso não sabia que foram comprados votos para sua reeleição." Para este interlocutor, não se trata de adotar o estilo bateu levou mas, conforme justificou, em clima de campanha não dá para apanhar calado.

Lula continuará com uma agenda repleta de eventos e viagens que, em época de campanha, incluem cerimônias até nos fins de semana, o que era raro anteriormente. Hoje, Lula participa de solenidade de inauguração do novo centro de consórcio social da juventude do grande ABC, em Santo André, parte do programa de primeiro emprego do governo federal. Na segunda-feira, às 11h, anuncia ações na área do meio ambiente, em cerimônia, no Planalto.

Na terça-feira, Lula viaja para o Ceará, onde o PSDB tem forte influência. Lança obras da Ferrovia Transnordestina e visita o Complexo do Castanhão, onde inaugura parques de piscicultura.