Título: 'Daqui a pouco estaremos na Opep, exportando petróleo'
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/06/2006, Nacional, p. A4

Em São José dos Campos, presidente volta a afirmar que País será a maior potência energética deste século

Mariana Caetano e Elizabeth Lopes

Em discurso ontem na Refinaria Henrique Lage, da Petrobrás, em São José dos Campos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil será a maior potência energética do século 21. "Quer queira ou não, seremos a maior potência energética do mundo, independente de quem esteja no poder", garantiu, prevendo também o ingresso brasileiro na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Nesse palco, Lula apareceu ao lado da deputada Angela Guadagnin, que havia dançado no plenário da Câmara em comemoração à absolvição do colega João Magno (PT-MG). Angela é ex-prefeita da cidade.

Em cerca de meia hora, o presidente falou dos avanços de sua administração, mas o foco central foi a auto-suficiência de petróleo. "Tenho orgulho de ser brasileiro, e de ver uma empresa como a Petrobrás ser auto-suficiente em petróleo. Daqui a pouco estaremos na Opep, exportando o produto."

Ao falar dos avanços da estatal, citou o novo tipo de diesel desenvolvido pela empresa. "Há 15 dias me apresentaram um novo tipo de diesel, com a mistura de óleo vegetal, o que dá uma qualidade extraordinária", elogiou. Muito aplaudido pela platéia de cerca de 1.500 petroleiros, Lula ainda brincou: "A auto-suficiência energética torna o Brasil independente, por isso não vamos precisar brigar com a Bolívia, os Estados Unidos e o Irã."

O presidente entrou no evento sem ver o protesto de metalúrgicos que pediam sua ajuda para evitar demissões em montadoras da região.