Título: Consultor critica idéia de que gastos estão sob controle
Autor: Fernando Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2006, Nacional, p. A5

Marcos Mendes, consultor econômico do Senado, critica a idéia de que os gastos com pessoal da ativa não são um grande problema fiscal e que quase todas as dificuldades nessa área nos últimos anos estariam sendo causadas pelas aposentadorias.

Ele cita especificamente um recente estudo dos economistas Mansueto Almeida, Fabio Giambiagi e Samuel Pessôa, que teve muita repercussão e sustentava que "a percepção de que houve inchamento dos gastos com funcionalismo ao longo dos últimos dez anos, em particular, está errada".

Mendes faz duas críticas àquela avaliação. A primeira é que a relativa estabilidade dos gastos federais com pessoal da ativa (em todos os Poderes) como proporção do PIB - foram 4,6% do PIB na média de 1991 a 1995 e 4,8% em 2005 - signifique que essas despesas estejam controladas. O consultor do Senado nota que, particularmente nos últimos três anos (incluindo 2006), o desempenho da economia tem sido razoável, com a expansão do PIB de 4,9% em 2004 e expectativa para este ano de algo próximo a 4%. Neste contexto, ele diz, "seria de esperar que os gastos com pessoal como proporção do PIB caíssem para dar lugar à redução da carga tributária ou ao aumento dos investimentos".

A segunda crítica de Mendes é de que "os dados (de Almeida, Giambiagi e Pessôa) não pegaram a inflexão da política de pessoal, que está acontecendo justamente em 2006".