Título: PT quer esforço de aliados para ganhar já no 1º turno
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2006, Nacional, p. A6

A primeira leva do material impresso em grande escala pela coordenação nacional da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um texto assinado por ele sobre as razões da reeleição, será repassado aos aliados, em todo o País, na próxima semana. O PT tem pressa. Quer engajar de fato os movimentos sociais, militantes, candidatos nos Estados e seus cabos eleitorais para ampliar a vantagem de Lula sobre Geraldo Alckmin (PSDB) antes do início do horário eleitoral gratuito e, com sorte, liquidar a disputa já no primeiro turno.

"A vitória no primeiro turno pode ser resultado de um bom trabalho. Mas trabalhar só com essa perspectiva seria limitar nossa ação tática", afirma o presidente do PT e coordenador da campanha, Ricardo Berzoini. "O êxito da campanha será nossa capacidade de colocar um exército de voluntários nas ruas." A tese de jogar todo o peso da disputa até o dia 6 de outubro perdeu força após a divulgação das últimas pesquisas de intenção de voto, mas é propagada por alguns integrantes da cúpula do PT e PCdoB. O próprio presidente tem feito apelos para que os correligionários não subam no salto. "Devemos nos preparar para a disputa em dois turnos", diz ele.

Lula trabalha agora para consolidar suas bases nos Estados. A coordenação da campanha em cada unidade da federação deverá estar montada até a próxima semana, voltada para a adesão de aliados independentemente da bandeira partidária. Um dos desafios nessa etapa, por exemplo, é pacificar o PT mineiro, dividido após o apoio à candidatura do ex-governador Newton Cardoso (PMDB) para o Senado.

Segundo Berzoini, o presidente terá tempo para fazer de 6 a 8 visitas de campanha aos Estados até o início do horário eleitoral gratuito, no dia 15 de agosto. As viagens deverão privilegiar Estados de maior densidade eleitoral. Sul e Sudeste, onde Alckmin apresenta seus melhores resultados, deverão receber atenção especial, assim como o Nordeste, onde Lula pode ampliar a vantagem sobre o adversário. Petistas avaliam que o tucano tende a crescer com o início da propaganda na TV, daí a importância de tentar ampliar a vantagem de Lula já.

Para reunir o "exército" mencionado por Berzoini, o PT investe também nos movimentos sociais. O primeiro ato de apoio está marcado para o dia 21.