Título: 'Na campanha sou o general e a cozinheira', diz Heloísa Helena
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2006, Nacional, p. A7

Depois da caminhada na rodoviária da capital, a senadora Heloísa Helena, candidata à Presidência da República pelo PSOL, disse que o segundo turno das eleições é inevitável. "É claro que governo tem peso nas eleições, mas não tem como não haver segundo turno nestas eleições", afirmou ela, que acredita ter condições de estar entre os dois candidatos que vão disputar o turno final.

Para Heloísa Helena, sua candidatura está indo muito bem em boa parte dos Estados do Nordeste. O senador José Sarney (PMDB-AP) enviou à senadora dados de pesquisa que mostrava que ela já estaria na casa dos dois dígitos na preferência do eleitorado de São Luiz (MA). Na avaliação da candidata, seu ponto fraco tem sido São Paulo, onde a polarização entre petistas e tucanos impede a melhora de seu desempenho.

Praticamente sem assessores, a senadora tem se queixado da falta de auxiliares. "Na minha campanha faço tudo, sou o general e a cozinheira." Durante a caminhada, ela deu autógrafos, abraçou as pessoas nas ruas e chegou a controlar alguns militantes excessivamente exaltados.

Ao passar por uma calçada tomada por ambulantes, alguns recolheram os produtos temendo que fossem fiscais do governo do Distrito Federal. "Não é o rapa não, gente, fiquem tranqüilos", disse a senadora com bom humor.