Título: Para Federação dos Jornalistas, texto aprovado no Congresso é 'democrático'
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2006, Nacional, p. A12

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que apoiou a aprovação do projeto de lei, afirma em nota oficial, divulgada ontem em seu site na internet, que o texto é democrático, "porque foi amplamente debatido nas diversas instâncias de discussão e deliberação da categoria dos jornalistas em todo o País", antes de ser levado à Câmara e ao Senado.

"Por isso, apesar dos ataques injustos e inverdades, os jornalistas do Brasil inteiro que lutam pela valorização da sua profissão e pela qualificação do jornalismo têm a certeza de que o presidente Lula sancionará o projeto", acrescenta a nota.

A Fenaj acusa as empresas de comunicação de serem contra a regulamentação da profissão de jornalista, porque "querem profissionais mal pagos, intimidados e submissos". A entidade investe particularmente contra o Estado, que anteontem publicou um editorial com o título "Novo golpe da Fenaj", no qual afirmava que o projeto de lei corresponde a uma parte da proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo, apresentado há dois anos e também de iniciativa da entidade.

"Vamos continuar defendendo a profissão de jornalista e denunciando a prática de veículos de comunicação como o Estadão e seus assemelhados", diz a nota.