Título: HEZBOLLAH-ISRAEL: CONVIVÊNCIA MORTÍFERA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2006, Internacional, p. A13

1978: Sul do Líbano invadido Forças israelenses invadem o sul do Líbano para atacar guerrilheiros palestinos. Israel defendia também a necessidade de criar um cinturão na região para se proteger de ataques. O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) adota a Resolução 425, exigindo a retirada das tropas israelenses e criando uma força de paz internacional para atuar no sul do Líbano. Em 13 de junho, as tropas de Israel se retiram, sob supervisão das forças internacionais.

1982: Até Beirute Israel invade o Líbano novamente, desta vez ocupando inclusive parte da capital, Beirute. Os ataques israelenses matam aproximadamente 14 mil civis libaneses e palestinos. Muçulmanos xiitas formam o grupo Hezbollah para resistir à invasão. Esse grupo se torna o principal opositor à ocupação israelense.

1983: Atentado suicida Neste ano, houve o maior ataque promovido pelo Hezbollah. Um atentado suicida matou 241 fuzileiros navais dos EUA em Beirute, como parte da política do grupo contra quem apoiasse Israel.

2000: Retirada israelense Em maio, as tropas israelenses se retiram do sul do Líbano, pondo fim a 18 anos de ocupação. Em outubro, o Hezbollah captura três soldados israelenses - depois encontrados mortos - num ataque na fronteira. Mais tarde, o grupo seqüestra um empresário israelense.