Título: SPTuris teme que ataques afastem visitantes
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2006, Metrópole, p. C1

O presidente da SPTuris, Caio de Carvalho, lamentou os ataques ocorridos ontem e teme que o impacto seja sentido pelo turismo na capital. "É claro que não sou hipócrita em negar que isso tem um impacto muito ruim na cidade, que vive seu melhor momento na área do turismo. Resta confiar na nossa polícia", afirmou.

Segundo ele, a cidade deve receber cerca de 80 mil pessoas para a São Paulo Fashion Week, que além de se hospedarem em hotéis e consumirem na cidade, ainda vêem na capital opções gastronômicas e de vida noturna. "Um turista gasta normalmente entre R$ 300,00 e R$ 350,00 por dia em São Paulo. Cada turista é responsável pela abertura de mais um emprego na capital e esses crimes estão atrapalhando isso", lamenta.

O primeiro impacto já foi sentido. A delegação japonesa que participaria do 16º Congresso de Psicoterapia de Grupo, que ocorre entre 17 e 22, cancelou a vinda a São Paulo por conta dos ataques de maio e de ontem. Mas, segundo a coordenadora do evento, Heloísa Fleury, o congresso, que deve receber representantes de 40 países, será uma boa oportunidade para discutir a violência. "Teremos a participação da pesquisadora da paz e ativista pela não violência Suman Khanna Aggarwal e do especialista em transtorno do stress pós-traumático Uri Bergmann."