Título: Bandidos atacam 41 ônibus em todo o Estado
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2006, Metrópole, p. C1

Os ônibus foram um dos principais alvos da nova onda de violência, iniciada na noite de anteontem: foram 41 ataques desse tipo de um total de 86 alvos em todo o Estado, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Ocorrências de ônibus incendiados na tarde e noite de ontem, porém, indicam que o número de atentados pode ser ainda maior. Na primeira série de ataques organizada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), em maio, foram 87 ônibus incendiados ou depredados no Estado.

A capital foi a cidade mais atingida pelas ações criminosas. Até as 22 horas de ontem, a São Paulo Transporte (SPTrans) havia registrado 25 ataques em todas as regiões - 23 veículos foram incendiados (um parcialmente) e outros 2, alvejados. Apesar da ofensiva, a assessoria do órgão afirmou que os 23 terminais da cidade operaram normalmente. À noite, porém, algumas empresas da zona norte começaram a recolher ônibus mais cedo do que o previsto. Segundo o SPUrbanuss - sindicato das empresas de ônibus de São Paulo -, nenhuma empresa deixou veículos nas garagens em razão dos ataques. O prejuízo estimado pela entidade passa de R$ 1 milhão.

O primeiro ataque na capital ocorreu na Vila Zatt, zona norte. Por volta das 5 horas de ontem, cinco homens armados renderam os motoristas de dois ônibus vazios da Viação Santa Brígida e atearam fogo. Uma toalha de mesa foi colocada no banco do ponto com os dizeres: "Fim da opressão carcerária".

Quase no mesmo horário, o motorista Laerte do Carmo saiu do Terminal Pirituba, na zona oeste, em direção ao Jardim Rincão. A viagem durou só cinco minutos. Ele e quatro passageiros tiveram de sair às pressas do ônibus, enquanto seis homens encapuzados incendiaram o veículo. "Só estava esperando atirarem nas minhas costas enquanto eu corria", disse Laerte.

À tarde ocorreram mais cinco ataques na zona norte. Dois ônibus da Viação Sambaíba foram incendiados por volta das 16 horas, no Jardim Peri Alto. Outros três ônibus da Cooperativa Fênix foram incendiados na Parada de Taipas. Na mesma região, os criminosos atacaram um veículo da Viação Santa Brígida. As ações eram parecidas. Segundo testemunhas, os vândalos chegavam em bandos entre três e dez homens armados, mandavam os passageiros descer e incendiavam os veículos.

Criminosos incendiaram ainda um caminhão da empresa de bebidas Gouveia, na Marginal do Tietê, no Parque Novo Mundo, às 17h50. Sob a mira de pistolas, o motorista foi abordado por 10 homens e obrigado a interditar a Marginal, com o caminhão atravessado. Eles atearam fogo no veículo e o motorista sofreu queimaduras no braço e na barriga, mas passa bem.

Na Grande São Paulo, foram pelo menos sete ataques em Guarulhos, Mauá e Santo André. Na Baixada Santista, cinco ônibus foram incendiados em São Vicente, Praia Grande e Guarujá. À tarde, duas lotações também foram depredadas. Oficialmente, porém, já se sabe que pelo menos 20 veículos foram incendiados em Santos, ontem, e ainda não haviam sido somados pelo governo até as 22 horas.

Em Campinas, um ônibus que levava 25 passageiros foi incendiado às 7 horas. Outros três veículos foram queimados em Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré. No Vale do Paraíba foram mais três.

Em Franca, um ônibus foi incendiado e a Polícia Militar prendeu sete pessoas, das quais três menores. O adolescente A. D.M., o Dodô, de 14 anos, foi apontado como o mandante do ato de vandalismo. A polícia não descarta a hipótese de Dodô ter ligação com o PCC. Houve ainda uma ameaça de bomba no prédio da Justiça Federal.