Título: Financiamento à Bolívia é positivo, diz Rondeau
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2006, Economia & Negócios, p. B5

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, avaliou ontem como "positiva" a decisão do governo de conceder financiamentos à Bolívia, por meio do BNDES, para aquisição de equipamentos fabricados no Brasil. "São países amigos e existe um processo de cooperação que não foi alterado por um assunto empresarial, como é a negociação do preço do gás", disse Rondeau, referindo-se às negociações entre as estatais Petrobrás e Yacimientos Petrolíferos y Fiscales Bolivianos.

Ele reiterou que os bolivianos não fizeram proposta formal sobre ao preço que querem cobrar do Brasil. As negociações sobre um reajuste no contrato foram abertas em 29 de junho, por solicitação do governo boliviano. Pela imprensa, membros do governo do país vizinho têm dito que querem elevar o preço do gás de US$ 4,30 por milhão de BTU para cerca de US$ 8 por milhão de BTU.

Sobre declarações do ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, de que o Brasil estaria endurecendo a negociação em função das eleições, Rondeau reforçou que não há relação entre o clima das negociações e a disputa presidencial.

O ministro levou ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), informações sobre a cooperação entre os dois países e conversou sobre a ida do parlamentar à China, em breve.

ESTADOS UNIDOS Rondeau informou que investidores americanos com quem se reuniu na segunda-feira em Washington manifestaram interesse em participar da oitava rodada de licitações de blocos de exploração de petróleo, a ser promovida este ano pela Agência Nacional de Petróleo. Ele já acertou com o secretário de Energia dos EUA, Samuel Bodman, a realização, em setembro ou outubro, de workshop para empresários internacionais sobre etanol.