Título: Serra promete dar ênfase à criação de empregos
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2006, Nacional, p. A9

O candidato tucano ao governo de São Paulo, José Serra (PSDB), defendeu ontem em São Caetano do Sul a geração de empregos como um dos pontos centrais de interesse dos paulistas. "O Estado precisa continuar indo para a frente e isso significa mais emprego", afirmou.

"Estamos em São Caetano, onde vamos fazer uma Faculdade de Tecnologia para preparar a garotada para bons empregos. A nossa preocupação é gerar emprego e mais bem estar para a população. Sem emprego, as famílias sofrem", disse Serra, que esteve na cidade acompanhado do presidenciável Geraldo Alckmin.

A Lei Eleitoral estabelece que os candidatos só podem fazer campanha e pedir votos a partir de quinta-feira, dia 6. Mas não há nada que proíba o candidato de caminhar pelas ruas e cumprimentar eleitores. Foi o que fizeram ontem os candidatos tucanos à Presidência e ao governo paulista.

Acompanhados pelo vice na chapa de Serra, o deputado tucano Alberto Goldman, pelo candidato ao Senado pela coligação PSDB-PFL, Guilherme Afif Domingos, pelo prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), e uma extensa lista de políticos locais, Alckmin e Serra caminharam por mais de uma hora, num corpo-a-corpo que se repetirá toda vez que o presidenciável estiver no Estado.

"Não é nem cruzamento de agendas. É a mesma agenda", disse Serra, que espera pegar carona na boa avaliação do governo Alckmin para ajudá-lo na disputa estadual, mas também pode emprestar seu prestígio nacional ao companheiro.

Os dois tucanos chegaram ao centro de São Caetano juntos, em uma van alugada. Aguardados por políticos e militantes do partido, tentaram caminhar juntos, mas quase sempre Serra seguia à frente. Em todas as paradas, Alckmin se demorou mais no contato com a população da cidade.

"É a maneira de fazer campanha que eu mais gosto. Você chega às pessoas, conversa na rua, encarando elas de frente e apreendendo", comentou Serra, ao ser questionado se o corpo-a-corpo seria uma de suas estratégias de campanha.

NOVAS REGRAS

O ex-prefeito de São Paulo afirmou ser favorável às novas restrições de campanha impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a proibição de showmícios e da distribuição de brindes. "Quanto mais economia eu puder fazer, melhor. Não ter outdoor, por exemplo, é uma boa. Se os adversários colocam outdoor, você é obrigado a colocar", destacou.

Alckmin também defendeu as medidas impostas pelo tribunal. "As campanhas podem ser mais econômicas. Foram proibidas coisas acessórias. Acho positivo, porque, quando você diminui o acessório, você fortalece o principal, que são as propostas para os próximos quatro anos."