Título: Mulheres são apenas 13,9% dos candidatos
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/07/2006, Nacional, p. A5

Embora sejam maioria no eleitorado nacional, respondendo por 51,53% dos votos, as mulheres representam apenas 13,95% do total de 19 mil candidatos nas eleições de outubro. A maior parte delas tem idade entre 45 e 59 anos. Disputam as eleições em 18 Estados e apenas no Distrito Federal se igualam em número aos concorrentes masculinos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior concentração de candidatos homens, proporcionalmente, está na Paraíba (92,29%) e em Goiás (90,96%). Já o maior porcentual de candidatas mulheres está no Distrito Federal (20,29%), em Tocantins (19,08%) e no Acre (18,99%).

Com base nos nomes cadastrados até o último dia 18, o nível de escolaridade dos candidatos, mapeado pelo TSE, mostra que São Paulo é o Estado com maior número de candidatos ao governo com curso superior completo. São 13 diplomados em um total de 16 concorrentes. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com nove candidatos cada. Dos sete candidatos ao cargo em Tocantins, só três concluíram o curso superior. Entre os sete concorrentes a presidente da República, apenas o presidente Lula (PT) parou de estudar quando completou o ensino fundamental.

O perfil apurado pelo TSE mostra ainda que, dos 208 candidatos ao cargo de governador de Estado em todo o País, dois deles, de Mato Grosso, afirmam saber ler e escrever, embora não tenham freqüentado o ensino fundamental. Pela Constituição, não podem ocupar cargos eletivos os analfabetos.

A maioria de candidatos ao governo, 155 deles (o que equivale a 74,5%) declaram ter curso superior completo. Outros 26 (12,5%) disserem não ter concluído a universidade e 21 (10%) têm apenas o ensino médio completo. O nível de instrução cai entre os candidatos ao Senado, com 69,3% tendo declarado que completaram o curso superior.

Entre os que disputam vaga de deputado federal esse índice é de 52,6%. Para os candidatos a deputado estadual, a parcela com superior chega a 27,7%.