Título: Cristovam critica 'vitrine' de Lula
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/07/2006, Nacional, p. A7

O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, acusou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de usar eleitoralmente os programas sociais que incorporou de governos anteriores. Afirmou que o Bolsa-Escola nasceu por iniciativa de sua administração no Distrito Federal, em 1995, e espalhou-se pelo Brasil durante o governo Fernando Henrique Cardoso, até ser absorvido pelo Bolsa Família de Lula.

"Eu defendo que o Lula dê mais dinheiro ainda para o povo", destacou Cristovam, durante caminhada pelo centro de Porto Alegre. "Mas é uso eleitoreiro dizer que o dinheiro é dele e não do governo ou dizer que foi ele quem fez", ressaltou. "O dinheiro para o povo não é eleitoreiro, mas a maneira como (Lula) usa é."

Cristovam percorreu nove quadras da Rua dos Andradas, acompanhado por cerca de 250 militantes do PDT. No caminho, foi apresentado a eleitores pelo deputado Alceu Collares, candidato do partido ao governo gaúcho, e entrou em lojas.

Ao final da passeata, cumprindo o ritual de todo candidato do PDT que visita o Estado, Cristovam foi à Praça da Alfândega ler a carta-testamento em bronze do ex-presidente Getúlio Vargas. Antes, pegou uma vassoura e ajudou a lavar o monumento, enquanto a platéia gritava "vivas" a Getúlio e Leonel Brizola. "Estamos começando a fazer a faxina do Brasil", emendou Collares, de balde na mão. Depois, Cristovam almoçou numa churrascaria, foi ao Mercado Público e tomou sorvete na Banca 40. No final da tarde, viajou para Passo Fundo.