Título: Trégua é falsa promessa, diz Rice
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/07/2006, Internacional, p. A14

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, classificou ontem a idéia de imediato cessar-fogo uma ¿falsa promessa¿ e defendeu a decisão de não se encontrar com líderes sírios ou do Hezbollah em sua viagem ao Oriente Médio, a partir de amanhã. Ela visitará Israel e os territórios palestinos e na quarta-feira irá a Roma para uma conferência internacional sobre o conflito promovida pelo governo italiano.

¿Nós procuramos um fim para o conflito, mas buscamos chegar à raiz da violência. Um cessar-fogo seria uma falsa promessa se com ele apenas voltássemos ao antigo status quo¿, disse ela, em Washington. ¿Eu não tentarei conseguir uma trégua que sei que não vai durar. Devemos trabalhar para criar as condições para a paz duradoura.¿

Os EUA apóiam Israel, que se recusa a parar as hostilidades enquanto o Hezbollah não devolver os dois soldados israelenses capturados. Alguns analistas avaliam que a agenda cheia de Condoleezza deve servir de pretexto para retardar as negociações. Por outro lado, os EUA temem pela estabilidade do governo do primeiro-ministro libanês, Fuad Siniora, também seu aliado. Nesse sentido, as declarações de Condoleezza são uma pressão sobre Israel para que contenha ataques e tente a via diplomática.