Título: FAB oferece mais três aviões
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

A Aeronáutica pôs à disposição do governo três aviões EMB-145 da Força Aérea, com 45 lugares, para transportar passageiros de países da América do Sul para o Brasil. Anteontem, a FAB já havia oferecido dois Boeing 707, os "sucatões", com capacidade para 160 passageiros, para trazer clientes da Varig da Europa.

Os cinco aviões estão no Rio de Janeiro e poderão decolar a qualquer momento. A idéia é acioná-los caso as companhias estrangeiras e brasileiras não consigam transportar os passageiros que estão no exterior.

Ontem, a situação já começou a se agravar nos aeroportos, preocupando o governo. Houve problemas em Brasília, Guarulhos e Porto Alegre. A expectativa é que a situação se agrave ainda mais no fim de semana. Caso haja paralisação completa da Varig, a estimativa é que ocorram pelo menos dois dias de muito tumulto nos aeroportos brasileiros.

O uso dos "sucatões" terá de contornar diplomaticamente pelo menos dois problemas. O jato faz mais ruído que o permitido para pousar no exterior e será necessária uma autorização para a sua entrada em outros países.

Especialistas do setor explicam que o ruído supera o limite permitido em cidades americanas e européias. Uma fonte explica que o avião tem redutores de ruído, que permitiram a sua operação no passado recente no exterior, mas não abafam o barulho o suficiente para os limites fixados atualmente.