Título: Mandelson faz alerta contra fracasso da Rodada Doha
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/06/2006, Economia & Negócios, p. B15

O comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson, disse ontem que os participantes da rodada de negociações em Genebra, na próxima semana, devem avaliar os custos de uma possível fracasso no novo acordo global. Mandelson falou durante um encontro na Câmara do Comércio Canadá-Reino Unido, em Londres.

Os ministros do Comércio vão começar as negociações em 28 de junho, para tentar desuperar o impasse de Doha. "Como disse o presidente Bush em Viena nesta semana, Doha é muito importante para falhar." E acrescentou: "Qualquer negociador tentado a se acomodar numa posição inflexível em Genebra deve se lembrar disso".

As negociações na Organização Mundial do Comércio já estão atrasadas em dois anos por culpa da discussão entre o G-20 (grupo de nações em desenvolvimento do qual faz parte o Brasil), a UE e os Estados Unidos.

O grupo dos 20 quer um corte maior nos subsídios agrícolas antes da redução de suas subvenções e apoio ao setor de indústria e serviços, como pedem EUA e o bloco europeu. Esse impasse impede o progresso das negociações. O encontro da próxima semana pretende definir fórmulas mais precisas para o corte dos subsídios e tarifas para o setor industrial, passo importante para conclusão da Rodada Doha até o fim deste ano.

Mandelson vem repetindo que, se os Estados Unidos melhorarem sua proposta de corte nos subsídios agrícolas, a UE também poderá ampliar sua oferta.