Título: Neandertal é primo do homem
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/06/2006, Vida&, p. A18

Outra prova genética deixa mais distante a teoria de que o homem moderno tem o neandertal como descendente. Um trabalho de uma equipe francesa e belga, que analisou a seqüência genética neandertal mais antiga até agora, de um menino que viveu há 100 mil anos, mostra que se tratam sim de duas espécies não relacionadas.

Ela comparou o DNA mitocondrial (transmitido pela mãe) com o de outros nove exemplares. Como o fóssil foi descoberto recentemente, o risco de o resultado ser ameaçada por contaminação é mínimo, pois o grupo conhece o DNA de todas as pessoas que tiveram contato com ele.

"Não há vestígios de relação entre nós e os neandertais", disse a principal autora do estudo, a paleontóloga francesa Catherine H¿nnim do Laboratório de Paleogenética e Evolução Molecular da Escola Normal Superior de Lyon (França). "As assinaturas genéticas vistas nos neandertais antes e depois do contato com os humanos são similares."

EMBATE A amostra que foi estudada, retirada de um molar encontrado na caverna de Scladina, na Bélgica, é muito anterior ao encontro entre as duas espécies na Europa, que ocorreu há uns 35 mil anos, ao contrário de outras nove análises do gênero, feitas a partir de 1997.

Todas demonstram a inexistência de provas de uma ligação próxima entre Homo sapiens e o H. neanderthalensis. Ainda assim, existem grupos de cientistas, como o do arqueólogo português João Zilhão, que falam de um cruzamento entre os dois grupos.

Zilhão é um dos autores da análise do fóssil de 24,5 mil anos de um menino com características neandertais e humanas, desenterrado em Portugal, e apresentado em 1999. Para ele e o americano Erick Trinkaus, o garoto (que morreu com não mais do que cinco anos) é uma prova que as duas linhas se cruzaram. Os críticos dizem que ele era apenas um humano moderno um tanto troncudo.

DIFERENTES O novo estudo também sugere uma certa diversidade biológica entre os neandertais que reduziu ao longo do tempo - processo "lógico graças à diminuição demográfica da espécie" há 30 mil anos, diz H¿nni. Esta época marca a extinção dos neandertais e o domínio europeu pelo homem moderno.

Os detalhes são publicados hoje na revista especializada Current Biology (www.current-biology.com).

EXPECTATIVA Há duas semanas, cientistas do Instituto Max Plank de Antropologia Evolutiva, da Alemanha, anunciaram em uma reunião de especialistas nos Estados Unidos que conseguiram isolar DNA do núcleo de uma célula neandertal.

As amostras anteriores foram tiradas todas de mitocôndrias, organelas produtoras de energia nas células.

O material saiu de um fóssil de 45 mil anos achado na Croácia. Por enquanto, o grupo só seqüenciou 0,03% do genoma, ou 1 milhão de pares de base, a estrutura do DNA, usando uma nova técnica, desenvolvida por eles.

O feito permitirá que se monte, ou pelo menos que se tente montar, o genoma do H. neanderthalensis. Com ele, espera-se ter mais pistas sobre a possível conexão entre as espécies e outros detalhes de sua história evolutiva.