Título: Lula empata com Alckmin em S. Paulo, diz Ibope
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/06/2006, Nacional, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (40%) está tecnicamente empatado com o ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB (38%) na intenção de voto dos eleitores paulistas, segundo pesquisa do Ibope/Fetcesp. Em fins de abril, Alckmin vencia as simulações de primeiro turno por 9 pontos porcentuais. Apesar disso, 66% dos paulistas acreditam que Lula tinha conhecimento dos escândalos de corrupção e 70% acreditam que as denúncias de corrupção são total (31%) ou parcialmente verdadeiras (39%).

Na simulação de segundo turno Alckmin venceria por 46% a 43% no Estado, mas sua vantagem, que no início de abril era de 24 pontos, reduziu-se. A pesquisa anterior registrara uma primeira queda de 8 pontos na diferença, após Alckmin deixar o governo paulista,

Além de subir na intenção de voto, a rejeição a Lula caiu. No início de abril 35% diziam que não votariam nele de jeito nenhum, mas o número baixou para 33% no fim do mês e agora está em 30%. Já a rejeição de Alckmin, estável em 11% nas versões anteriores da pesquisa, agora subiu para 17%.

Para Maurício Garcia, gerente do Ibope, a situação de Lula melhorou pelos discursos que o fazem aparecer diariamente na TV, e pela massiva propaganda do governo. Já Alckmin parece ter sido afetado pela crise de segurança e por um desempenho de pré-candidato que tem parecido insuficiente ao eleitor, diz.

Em São Paulo, Lula repete o desempenho do resto do Brasil e continua o "rei" da baixa renda e da baixa escolaridade: entre eleitores até a 4ª série do ensino fundamental, tem 46% e Alckmin 29%; da 5ª à 8ª séries, os números são 42% e 36%. No ensino médio há empate técnico e no ensino superior Alckmin ganha largamente - 49% a 25%.

A pesquisa Ibope feita para a Federação das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Fetcesp), revela que 52% dos paulistas acreditam que Lula vencerá a eleição e apenas 31% acham que o vencedor será Alckmin. O levantamento foi feito entre os dias 2 e 4 de junho com 1.204 eleitores em 62 municípios, e tem margem de erro de 3 pontos porcentuais.