Título: STF abre inquéritos contra parlamentares
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/06/2006, Nacional, p. A11

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, e abriu 15 inquéritos para apurar suspeitas de envolvimento de congressistas com fraudes na compra de ambulâncias, reveladas pela Operação Sanguessuga.

O ministro determinou a remessa dos inquéritos para a Polícia Federal, que desencadeou a ação no caso, e ordenou que sejam colhidos os depoimentos dos parlamentares que estão sob suspeita de terem participado do esquema. O vice-presidente do Supremo também concluiu que devem ser identificados os assessores que podem estar envolvidos.

Gilmar Mendes optou por manter em sigilo o conteúdo dos inquéritos e os nomes dos acusados. Mas já se sabe que, para fundamentar a abertura dos procedimentos, o procurador-geral usou principalmente os registros contidos no livro-caixa eletrônico apreendido pela PF nos computadores da Planam, empresa que atuava na fraude. Entre os deputados integrantes desta primeira leva estão Nilton Capixaba (PTB-RO), João Caldas (PL-AL), Pedro Henry (PP-MT) e Lino Rossi (PP-MT). Segundo o ministro, diligências devem ocorrer para apurar a ocorrência ou não de supostas práticas criminosas.

A abertura dos inquéritos foi pedida na semana passada por Souza. Na ocasião, sua assessoria informou que ele identificou a existência de indícios de participação de 15 parlamentares no esquema, suspeitos de cometer crimes como corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

MAIS INVESTIGAÇÃO

No Congresso, a expectativa é que Souza peça a abertura na próxima semana de novos inquéritos para investigar outros suspeitos. A Procuradoria examina cerca de 30 outros casos, entre eles o do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que teve dois assessores presos. O procurador-geral se baseia nos resultados das escutas telefônicas e em documentação apreendida pela polícia.

Além dos inquéritos no Supremo, a Operação Sanguessuga provocou a abertura de outras investigações.

Em maio, a Procuradoria da República da 1.ª Região iniciou uma apuração sobre os supostos envolvimentos de prefeitos nas irregularidades. Segundo o procurador regional Alexandre Camanho, responsável pela coordenação da área criminal, o Ministério Público investiga neste momento a atuação de 41 prefeitos no caso da fraude das ambulâncias. Este número, no entanto, pode ser elevado nos próximos dias, em decorrência da remessa de novos documentos da Controladoria Geral da União (CGU).

LIBERDADE

A 3ª turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da primeira região, com sede em Brasília, libertou ontem 7 dos quase 50 envolvidos presos durante a operação da PF. Entre eles estão o ex-deputado federal Carlos Rodrigues (RJ), conhecido como Bispo Rodrigues.

Também foi solto Octávio José Bezerra Sampaio Fernandes, ex-assessor da deputada Edna Macedo (PTB-SP). Todos continuarão sob investigação, mas poderão responder às instruções em liberdade.