Título: Relator pede cassação de Janene por caixa 2
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/06/2006, Nacional, p. A12

O deputado Jairo Carneiro (PFL-BA) recomendou ontem no Conselho de Ética da Câmara a cassação do mandato do deputado José Janene (PP-PR), pelo recebimento de R$ 4,1 milhões do suposto esquema de caixa 2 montado por Marcos Valério para beneficiar o PT e partidos governistas. O relator leu o parecer em sessão à tarde, mas a votação ficou para a terça-feira, porque Ildeu Araújo (PP-ES) pediu vista (tempo para análise) do processo.

Janene, que está de licença médica e não foi à sessão, reconhece o recebimento de R$ 700 mil não declarados à Justiça Eleitoral. Diz ter usado o dinheiro para pagar o advogado Paulo Goyaz no processo de defesa do deputado cassado Ronivon Santiago (PP-AC), mas não registrou a doação porque o PT não informou sua origem.

Para o relator, o valor não tem importância, pois não reduz os crimes de recebimento de vantagens indevidas e de ocultação da origem de dinheiro recebido pelo partido. Carneiro entende que ficou clara a "participação do representado (Janene) no esquema denominado mensalão, qual seja o de compra, pelo PT, de apoio político de parlamentares e partidos ao governo, utilizando-se do chamado valerioduto". Para ele, é "absolutamente necessária" a punição dos que "desonram o Parlamento".

O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), disse que, embora a votação do parecer esteja marcada para o dia da estréia do Brasil na Copa do Mundo, "o quórum está garantido".