Título: Ex-secretário foi procurado por emissário do Planalto
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2006, Nacional, p. A5

Ao mesmo tempo em que tenta manter a aparência de que guarda distância do ex-secretário geral do PT Silvio Pereira, o Palácio do Planalto mantém canais de comunicação com o ex-petista. Ontem, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou que o governo não tinha interesse no depoimento que Silvinho dava à CPI dos Bingos. Mas, no dia anterior, o ex-secretário petista foi procurado por um emissário escalado pelo Planalto.

A pedido do governo, o secretário de Finanças do PT, Paulo Ferreira, conversou com Silvinho sobre seu estado de saúde, num ato de "solidariedade humana", de acordo com assessores do Planalto. Um atestado médico apresentado pelo ex-petista ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de suspender o depoimento à CPI afirmava que ele estava com depressão e apresentava tendências suicidas. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria demonstrado preocupação com ele.

Ferreira foi o escolhido porque sempre teve boas relações com o ex-secretário e também por ser do PT, mas não do governo. Apesar do contato, Lula continuou a afirmar a interlocutores que o ex-secretário é livre para dizer o que quiser. Em entrevista na manhã de ontem, quando já começara o depoimento à CPI, Tarso declarou que o ex-secretário não é um problema do governo, mas do PT, do Congresso e da bancada do partido: "Nós estamos caminhando para a normalização da situação política do País. Isso não supõe que a CPI não funcione, não ouça pessoas, não tome suas providências."

O ministro afirmou que é equivocada a interpretação de que Silvinho, na entrevista concedida ao jornal O Globo, teria dito que Lula, por manter a influência dentro do PT, sabia das ações ilícitas ocorridas no governo e no partido.

"Tem algum inocente no País que achava que o presidente Lula não tinha influência no partido? Sempre teve, tanto que é nosso presidente. Agora, nada ele tem a ver com os fatos que o Silvio mencionou", afirmou. O ministro insistiu que Lula não está preocupado com o ex-secretário: "Vocês têm de perguntar sobre o Silvio Pereira não para mim, mas para o Berzoini (Ricardo Berzoini, presidente do PT), para os deputados, que estão ocupados lá com o depoimento dele."

No depoimento à CPI dos Bingos, Silvinho negou que tivesse sido procurado ontem por Paulo Ferreira, em nome do Palácio do Planalto. "É mentira. Essa notícia não é verdadeira", disse, afirmando que conversou com secretário de Finanças do PT ao telefone antes da entrevista ao jornal O Globo, para tratar de sua indenização no PT.