Título: Opportunity denuncia tentativa de extorsão
Autor: João Domingos e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2006, Nacional, p. A6

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), entregou ontem à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos documento que apresenta a versão de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou extorquir "dezenas de milhões de dólares" do grupo Opportunity, comandado pelo banqueiro Daniel Dantas. É a cópia de ofício enviado em 13 de abril ao juiz Lewis A. Kaplan, da corte distrital de Nova York , pelo escritório de advocacia Boies, Schiller & Flexner, contratado pelo Opportunity para defender seus interesses nos Estados Unidos.

O documento foi entregue durante o depoimento do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, o Silvinho, à CPI. Ele foi intimado a depor depois que o jornal O Globo publicou, no domingo, entrevista em que disse que o plano do publicitário Marcos Valério e dos petistas era ganhar dinheiro com operações com os Bancos Opportunity, Econômico e Mercantil de Pernambuco.

Assinado pelo advogado Philip C. Korologos, o ofício enviado ao juiz afirma que o Opportunity atraiu a ira do PT ao se recusar, em 2002 e 2003, a fazer doações ilegais ao PT para evitar que o governo criasse embaraços a seus negócios. O documento reproduz trecho de depoimento dado à Justiça americana pela irmã de Dantas, Verônica, executiva do Opportunity.

REQUERIMENTO

Arthur Virgílio apresentou à CPI dos Bingos requerimento para que os sócios da Brasil Telecom enviem à comissão os papéis do processo que corre em Nova York referentes a interferências de integrantes do governo.

Além do Opportunity, são sócios na companhia telefônica o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) e o banco americano Citibank. Esses dois sócios se aliaram para conseguir afastar Dantas do comando da Brasil Telecom.

Na entrevista que motivou sua convocação para depor na CPI dos Bingos, Silvinho não deu detalhes, mas afirmou que Marcos Valério e os petistas planejavam levantar recursos com operações que envolveriam demandas do Opportunity, Econômico e Mercantil de Pernambuco, além de pendências na área de agropecuária.

DISPUTAS

O ex-secretário-geral do PT disse ainda que havia uma divergência entre o partido e o Opportunity, motivada por disputas que envolviam o Previ.