Título: Programa e finanças não serão centralizados
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2006, Nacional, p. A12

As únicas áreas que não serão unificadas nas campanhas de Geraldo Alckmin e José Serra são o programa de governo (porque os dois concorrem a cargos diversos) e o controle financeiro (porque a prestação de contas será obrigatoriamente separada e prestada por agentes diferentes).

O programa de Alckmin será organizado em São Paulo pelo mesmo coordenador nacional, o ex-secretário João Carlos Meireles; o de Serra, por Hubert Alquéres, atual presidente da Imprensa Oficial do Estado.

O conselho político que vai orientar as duas campanhas em São Paulo será composto pelos deputados Alberto Goldman, Aloisio Nunes Ferreira e Arnaldo Madeira, o secretário Andrea Matarazzo, o vereador José Aníbal e outros. A área financeira da campanha de Serra será coordenada por José Gregori, Antônio Angarita e Roberto Mazagão; a de Alckmin ficará em Brasília, a cargo do PSDB nacional.

A parte de comunicação da campanha ficará mesmo com a Lua Branca, de Luiz Gonzales, que cuidará também da campanha nacional de Alckmin. A coordenação geral na capital será do vereador Gilberto Natalini; no interior, o comando será descentralizado entre os 47 coordenadores.

EXPERIÊNCIA

Ontem, em Jundiaí, o pré-candidato José Serra já começou a executar a estratégia de enfatizar a experiência administrativa dos tucanos: "Dirigir o país não é para qualquer um, é preciso experiência e planejamento", afirmou, referindo-se ao presidente Lula, para ajudar o parceiro Alckmin.

O ex-prefeito assegurou que sua campanha será civilizada, mas prometeu se defender: "Nossos adversários são especialistas em baixaria. Vamos nos preparar para enfrentá-los sem comprometer o debate." Ele disse que, se eleito, vai dar relevo ao programa de construção de escolas técnicas (Fatecs) e estimular a qualidade da escola pública.