Título: Alckmin e Serra unificam campanha em SP
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2006, Nacional, p. A12

Os pré-candidatos Geraldo Alckmin e José Serra iniciam hoje uma nova experiência: os dois farão uma campanha unificada em São Paulo, capitaneada por um comando geral que será dirigido por José Henrique Lobo, ex-assessor de Serra na Prefeitura e seu constante aliado em campanhas eleitorais. A orientação maior da campanha será dada por um conselho político montado para ter representantes das correntes tradicionais dos tucanos paulistas.

A primeira grande definição conceitual da campanha unificada é que ela não vai operar no sentido de desqualificar os adversários. A idéia é reverberar a experiência e a capacidade administrativa de Alckmin e Serra, explicou ontem Lobo. Ele disse que, em sua estratégia, o partido vai lembrar à exaustão as passagens dos dois por cargos executivos e parlamentares, para ressaltar as experiências administrativas e parlamentares dos dois candidatos.

"Nosso adversário em São Paulo, por exemplo, tem experiência administrativa zero, nunca ocupou nenhum cargo num governo federal ou nacional, nunca foi deputado. Assim fica difícil se propor a governar São Paulo", explicou Lobo.

Segundo ele, a campanha conjunta servirá, também, para mostrar harmonia no PSDB, impedindo que proliferem boatos que insinuem desentendimentos entre os dois candidatos. Além disso, destaca Lobo, a expectativa é de que as ações estratégicas e o discurso sejam complementares, os gastos sejam otimizados e a infra-estrutura, mais bem aproveitada.

PRIMEIRA REUNIÃO

Hoje à noite, no diretório regional do PSDB, os integrantes da estrutura unificada se reúnem pela primeira vez, para dar a largada na nova fase da campanha. Alckmin não poderá estar presente, porque estará na Bahia, mas Serra estará lá.

Segundo Lobo, a idéia de unificar as campanhas nasceu de eleições anteriores, nas quais o PSDB tinha estruturas separadas para presidente e governador, duplicando os esforços e ações. "Agora, nós vamos otimizar os gastos dos dois e cumprir uma ação para atender a dois candidatos", acrescentou.