Título: Napolitano é o presidente da Itália
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2006, Internacional, p. A15

O Parlamento e delegados regionais elegeram ontem o novo presidente da Itália, Giorgio Napolitano - ex-comunista de 81 anos, um dos maiores intelectuais do país e grande amigo do poeta chileno Pablo Neruda. Ele recebeu 543 votos, 38 a mais que a maioria exigida pela lei.

A escolha de Napolitano é apontada como uma vitória do líder centro-esquerdista Romano Prodi e mais um revés para o líder conservador Silvio Berlusconi. Prodi, cuja coalizão venceu por estreita margem as eleições gerais de 9 e 10 de abril, conseguiu pôr homens da inteira confiança dele em cargos-chave da política. Fez os presidentes da Câmara, Senado e república. Para Berlusconi, restou o consolo de ter mantido a união da coalizão direitista em torno do nome dele. A maioria da bancada conservadora atendeu a um pedido de Berlusconi: "Votar em branco, jamais num comunista."

Napolitano será empossado na segunda-feira como primeiro chefe de Estado oriundo do extinto Partido Comunista Italiano. No dia seguinte, dará carta branca a Prodi para formar o governo.

Ele ingressou no PCI em 1945 e marcou trajetória como um político prudente, moderado, reformista e de visão de Estado. "Quando ingressei no PCI estava movido mais por um sentido de revolta moral do que por opção ideológica", confessou Napolitano - hoje um social-democrata e membro influente dos Democratas de Esquerda (partido que substituiu o ex-PCI). Portanto, não é a toa que o definiam como o "mais liberal de todos os comunistas". Foi o único integrante do PCI a ser convidado para fazer conferências em universidades dos EUA durante a guerra fria. Ocupou posições de destaque na política italiana. Elegeu-se várias vezes deputado. Presidiu a Câmara em em 1992. Foi ministro e eurodeputado e, em 2005, nomeado senador vitalício.

Aficionado da poesia, Napolitano conheceu Pablo Neruda em 1950, quando o poeta asilou-se na Itália em razão da proscrição do PC chileno. Com outros 30 intelectuais italianos, financiou a publicação de Os Versos do Capitão, que o poeta escreveu em Capri. "Neruda foi um grande poeta em cujos versos se entrelaçam intimamente um intenso sentimento de amor e uma indômita paixão política mais autêntica que os duvidosos mitos da época", disse recentemente Napolitano.