Título: EUA: hispânicos são 42,7 milhões
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2006, Internacional, p. A17

O número de hispânicos que vivem nos Estados Unidos alcançou um recorde de 42,7 milhões, segundo as últimas informações do escritório do censo do país. Entre 1.º de julho de 2004 e a mesma data de 2005, houve um crescimento de 1,3 milhão de pessoas nessa minoria nos EUA, um aumento de 3,3%.

Essa parcela da população é a mais jovem e com maior crescimento no país. Os motivos para o aumento são a alta natalidade do grupo e a contínua chegada de imigrantes. Nesse período, houve um crescimento natural de 800 mil pessoas e chegaram 500 mil imigrantes hispânicos. Segundo pesquisadores, a tendência é que o aumento continue nos próximos anos.

Desde 2005 os hispânicos são a "maior minoria" dos Estados Unidos, constituindo,segundo dados daquele ano, 14% da população. Os negros são 13%, e os asiáticos, 4%. Os brancos não-hispânicos são 67% da população, e os 2% restantes são de outras minorias. O país tinha nesse ano, segundo o censo,uma população de 296,4 milhões.

LEIS DE IMIGRAÇÃO

Os dados mostrando o crescimento da parcela hispânica da população surgem quando há um grande debate sobre novas leis de imigração nos EUA.

A Câmara dos Representantes aprovou, no fim de 2005, um projeto restritivo em relação ao tema, que prevê mais controle nas fronteiras. Já no Senado há um projeto mais liberal, que prevê a legalização de parte dos ilegais, estimados em 12 milhões. Haveria também, segundo este projeto, a concessão de vistos temporários para alguns estrangeiros.

Essa polarização gerou uma onda de passeatas no país, entre março e abril. Imigrantes protestaram, em diversas cidades, por mais direitos.