Título: Contratos são ilegais, afirma ministro boliviano
Autor: Teresa Navarro
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2006, Economia & Negócios, p. B3

O ministro de Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, acusou ontem as companhias petrolíferas estrangeiras de agirem ilegalmente no país. "Antes, as empresas funcionavam ilegalmente, agora terão de passar pelo Parlamento", declarou ao defender a nacionalização de gás e petróleo. Ele elogiou a "decisão soberana" do governo "após 500 anos de saques dos recursos naturais". Choquehuanca completou: "Cumprimos o prometido em nossa campanha eleitoral."

O chanceler participa amanhã da reunião de cúpula entre a União Européia e a América Latina em Viena.

Choquehuanca, que pediu respeito a "um país que é soberano e que sabe o que quer", negou que a nacionalização tenha sido decretada por influência do governo da Venezuela, mas agradeceu a "ajuda técnica" prestada pelo país. O chanceler disse ainda que a Bolívia precisa de "assessores de todos os países", porque "é bom ter experiências" para aprimorar o funcionamento do setor energético do país, a fim de que leve a uma melhora da qualidade de vida dos cidadãos. "Os bolivianos sabem aonde vão e quem quiser nos apoiar, seja Venezuela, Espanha ou Alemanha, todos são bem-vindos."

De acordo com Choquehuanca, "antes as empresas pagavam 18% dos recursos que exploravam e se beneficiavam de 82%, e agora será o contrário".