Título: 'Não estou com ladrão', diz Freire ao apoiar Serra
Autor: Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2006, Nacional, p. A8

O PPS formalizou ontem apoio à candidatura de José Serra ao governo de São Paulo. A aliança foi firmada em encontro na capital que reuniu lideranças das duas legendas, entre elas o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), que fez um duro discurso em favor da aliança com o PSDB e contrário a um acordo com o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em discurso que proferiu no encontro a portas fechadas, Freire afirmou: "Temos de ter também a coragem de, quando alguém vem dizer 'mas você está com Alckmin?', dizer 'mas eu não estou com ladrão. Com ladrão, não. Estou com o Alckmin'."

O presidente nacional do PPS comentou que existe um patrulhamento com o acordo que sua legenda fechou com os tucanos. "Como se fazer a aliança PSDB-PFL fosse algo que manchasse um pouco a nossa história. Manchar a história é se fizermos aliança com o PT", emendou. E continuou: "Essa tal aliança enxovalhou a esquerda, envolvendo-a naquilo que a esquerda nunca esteve envolvida. Podemos ter cometido todos os erros, menos nos aliarmos à corrupção. Isso não é da nossa história."

Depois da reunião fechada, Freire e Serra concederam entrevista coletiva. Serra considerou importante o apoio do PPS, avaliando que o partido de Freire vai "agregar valor, quadros bons e idéias, representando um salto qualitativo nessa pré-campanha em São Paulo". O tucano salientou que, apesar de estar muito bem nas pesquisas de intenção de voto, sabe que eleição se ganha mesmo nas urnas. "Graças ao apoio do PPS aumenta muito a nossa chance de transformar a pesquisa de hoje no resultado de amanhã."

CONVENÇÃO

Freire continuou atacando o governo do presidente Lula na entrevista, porém, com um pouco mais de moderação. "O governo do PT é uma fraude, uma decepção, por isso o PPS decidiu apoiar José Serra." Ele destacou que a convenção nacional da legenda vai decidir a forma como o PPS caminhará com o PSDB. "A convenção vai definir a maneira da aliança, se uma coligação formal ou um indicativo de apoio. Mas sou favorável à coligação normal."

Na avaliação de Serra, o apoio do PPS é muito importante para a consolidação de sua campanha.

Além da aliança com Serra em São Paulo, o PPS caminha também para formalizar apoio à candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República.

Na entrevista concedida após o ato de formalização da aliança entre PPS e PSDB no Estado, Serra disse que a conversa com outras legendas, tais como o PMDB, continuam.

O ex-prefeito salientou que essas alianças são importantes, porém é necessário respeitar as decisões internas de cada partido, numa referência aos peemedebistas.