Título: Prefeito do PT morre ao cair de flat em S. Paulo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2006, Nacional, p. A9

O prefeito de Monte Alto, Gilberto Morgado (PT), morreu ontem por volta de 13h45, ao cair do 23.º andar do flat Lorena, nos Jardins, em São Paulo. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio. Gilbertão, como era chamado em sua cidade, tinha 53 anos, passava por tratamento psiquátrico e tomava antidepressivos. Peritos do Instituto de Criminalística que examinaram o apartamento onde ele estava hospedado não encontraram sinais de arrombamento da porta, mas recolheram uma bolsa com muitos calmantes e outros remédios.

Junto à janela havia uma cadeira, o que reforça a tese de que Gilbertão saltou de uma altura de mais de 50 metros. "Suicídio é mais provável, mas não descarto nenhuma outra possibilidade", declarou a delegada Elizabeth Sato, do 78.º Distrito Policial, que conduz a investigação.

Gilbertão, professor da rede estadual, filósofo, poeta, músico e compositor, exercia seu primeiro mandato como prefeito de Monte Alto, de 50 mil habitantes, a 370 quilômetros da Capital, onde ele foi vereador durante 12 anos, sempre pelo PT, que ajudou a fundar. Na gestão passada, ganhou notoriedade denunciando supostas irregularidades envolvendo seu antecessor, Donizeti Sartor (PSDB), e a Leão Leão, empreiteira que financiou a campanha do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci para a prefeitura de Ribeirão Preto em 2000.

As revelações de Gilbertão foram decisivas para a polícia de Sertãozinho concluir inquérito sobre fraudes que teriam ocorrido na licitação vencida pela Leão Leão, em 2003, para coleta de lixo em Monte Alto. "Sartor não foi indiciado, mas é suspeito", anotou o delegado Plaucio Fernandes, que presidiu o inquérito. Sartor não foi localizado para falar sobre o caso. O advogado Edson Torihara, defensor da Leão, destacou que o ex-presidente da empresa Luiz Claudio Leão não foi indiciado.

Gilbertão chegou a São Paulo na tarde de quinta, com a mulher, Rosa Maria. Ontem, ele iria assinar convênio com o governo do Estado para implantação em Monte Alto do Projeto Guri, programa cultural destinado a jovens carentes. O casal almoçava no restaurante do flat às 13h20, quando ele deixou a mesa. "Não estou me sentindo bem", disse à mulher e tomou o elevador.

Marcos César Falsoni, secretário de governo de Gilbertão, disse que o prefeito nunca fez a ele e nem a outros assessores nenhuma queixa sobre ameaças que teria recebido. "O Gilbertão era um companheiro muito estimado", comentou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).