Título: Varig terá de devolver sete aviões
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

A Boeing obteve ontem na Justiça americana o direito de retomar sete dos dez aviões que aluga para a Varig. Segundo a liminar, a companhia aérea tem de parar de usar os aviões até terça-feira, dia 13, e devolvê-los ainda em junho. Apenas um dos aparelhos poderá ser devolvido depois, no início de julho, porque está em manutenção.

A decisão representa um golpe duplo para a companhia aérea. Além do risco de perder os aviões se não conseguir reverter a decisão judicial, a medida abre caminho para outros credores. Até aqui, as companhias internacionais de arrendamento de aviões têm tido dificuldade de obter o arresto das aeronaves na Justiça americana.

As ações têm se concentrado nas mãos do juiz Robert Drain, da Corte de Falências de Nova York. Drain tem acompanhado as decisões da Justiça brasileira. Há dez dias, ele julgaria um pedido de arresto dos aviões, mas adiou a decisão para a terça-feira, dia 13, para dar tempo para a realização do leilão da Varig no Brasil.

A Boeing buscou outra corte nos Estados Unidos para obter o arresto dos aviões. Desta vez, a ação foi julgada pela juíza Karla Moskowitz, da Suprema Corte do Estado de Nova York. Advogados da Varig presentes à corte não conseguiram impedir a decisão.

Mais tarde, depois de discutir a situação com executivos da empresa no Brasil, os advogados decidiram não recorrer da decisão. A Varig avalia que será melhor esperar todas as decisões previstas para o dia 13 antes de tomar uma iniciativa.

Até o dia 13, a associação Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), única candidata a apresentar proposta no leilão realizado na quinta-feira, terá de fazer o depósito obrigatório de US$ 75 milhões. Esse depósito é chave para saber se a proposta da TGV pode ser levada à sério. Caso contrário, a Justiça poderá determinar a falência da Varig.

Também no dia 13, o juiz Robert Drain decide se concede ou não outros arrestos de aviões nos EUA. Está em suspenso um pedido de arresto de aviões feito pela companhia de leasing ILFC. Outras companhias estão prontas para entrar na Justiça.

Segundo advogados que acompanham as negociações, as empresas devem entrar com ações na Justiça de vários países para tentar recuperar seus aviões. Os credores se cansaram da arrastada novela da Varig no Brasil. Preferem assumir as perdas das dívidas da empresa, retomar os aviões e colocá-los para voar em outras praças.

Hoje, a frota da Varig é de 60 aviões, mas 14 estão parados por falta de dinheiro para manutenção. Só a Boeing é dona de 10 aparelhos, sendo cinco do modelo 777 e cinco MD-11. A empresa obteve o direito de retomar cinco MD-11 e dois 777.