Título: Bolívia negocia com Paraguai tratado sobre gás natural
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2006, Economia & Negócios, p. B18

Os governos da Bolívia e do Paraguai se reuniram ontem para negociar um tratado binacional na área de gás natural. Segundo comunicado do Ministério dos Hidrocarbonetos da Bolívia, os paraguaios propuseram uma série de investimentos para industrializar as reservas bolivianas, em troca de fornecimento de gás para seu mercado interno. As duas partes fixaram prazo de 180 dias para que os estudos de viabilidade dos projetos estejam concluídos.

Na reunião, o ministro dos Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, reforçou que seu país só venderá gás a outros mercados se tiver contrapartidas. Uma das principais exigências é que "parte importante" do gás seja industrializado em território boliviano, diz a ata da reunião, divulgada pelo ministério. Além disso, a condução dos negócios deve ser estatal, segundo determina a nova lei boliviana do setor de petróleo e gás.

O governo paraguaio apresentou projetos de empresas privadas e disse que está em contato com fontes externas de financiamento. Entre os projetos, estão gasodutos, plantas de transformação de gás em combustíveis líquidos e usinas termelétricas. O Paraguai informou que há empresas como a Thyssen-Krupp, Pan American Energy e Electrogas dispostas a realizar os investimentos.

As empresas, porém, querem a assinatura de uma carta de intenção entre os dois governos antes de iniciar a avaliação dos projetos. Na reunião, ficou acertado que o Paraguai apresentará, em 60 dias, um rascunho do compromisso.