Título: Bois voltam à Fazenda Vezozzo
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2006, Economia & Negócios, p. B12

A Fazenda Vezozzo, em Eldorado, onde foi detectado o primeiro foco de aftosa em Mato Grosso do Sul, em outubro, voltará a receber gado no próximo mês. O local ainda guarda as marcas do sacrifício que a doença impôs a 580 bois. As três grandes valas abertas para receber as carcaças dos animais abatidos estão cobertas de mato, numa área cercada.

A família, com 50 anos de tradição na pecuária, não terá gado próprio na fazenda por enquanto. ¿Decidimos arrendar parte das terras para outro criador¿, diz Luis Henrique Vezozzo. O repovoamento será feito à medida em que as áreas forem liberadas.

Terceirizar parte da fazenda é uma forma de obter receita para pagar dívidas decorrentes da perda do rebanho. ¿A indenização paga pelo governo não cobriu o valor real dos animais¿, explica Vezozzo. Durante a interdição, foi cultivado milho numa parte da fazenda, mas a lavoura também foi afetada pelos baixos preços. Segundo Vezozzo, a família não vai desistir da atividade. ¿Temos crédito e um bom nome. Em breve, a gente supera tudo e volta.¿