Título: Convenção custou R$ 620 mil a petistas
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2006, Nacional, p. A8

Faltou a militância, sobretudo de jovens que no passado agitavam os eventos petistas e adquiriam bijuterias para ajudar as finanças do partido, na homologação da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. O PT, segundo sua Direção, gastou R$ 620 mil na infra-estrutura do ato, incluindo transporte de delegados e convidados, alimentação e pagamento de serviços de som e cachês, entre os quais o do grupo afro Ilê Aiê, da Bahia.

Pelos cálculos do partido, cerca de 4.300 pessoas, a grande maioria delegados vindos dos estados, comparceu ao evento, realizado no Minas Brasília Tênis Clube.

Em oposição ao clima ameno, quem julgasse o evento pelo tom dos jornais, panfletos e publicações das diversas tendências petistas distribuídos na entrada do clube, poderia imaginar que o Brasil está na véspera de uma revolução bolchevique, caso Lula seja reeleito. As publicações iam desde exortações aos presidentes populistas da Bolívia, Evo Morales e da Venezuela, Hugo Chaves até defesas apaixonadas do marxismo e a previsões de derrota do imperialismo no próximo mandato de Lula. Algumas delas dedicaram-se a defender o governo das denúncias do mensalão.

O jornal Hora do Povo, editado pelo MR-8 e uma das tendências do PT, citava na sua manchete de capa a "bravura" do ex-deputado José Dirceu, cassado por envolvimento no escândalo, como "a maior prova de que ele é inocente".

Chamava também a atenção uma faixa patrocinada pelo sindicato dos trabalhadores da Petrobrás (sindipetro), sugerindo que o governo brasileiro deveria seguir o exemplo da Bolívia: "Nacionalização já - tudo de petróleo e gás para a Petrobrás".

O PT se preocupou em não infringir a lei eleitoral. Não distribuiu camisetas ou lanches.

Sobre a militância, Luiz Gonzaga da Silva, líder da Central de Movimentos Populares, diz não haver depcepcão, mas preocupação com o momento vivido pelo partido frente às denúncias e por isso encontra-se um pouco retraída.