Título: Interessa ao eleitor o futuro, diz Alckmin
Autor: Rodrigo Pereira e Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2006, Nacional, p. A12

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, criticou ontem o discurso feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na convenção que homologou sua candidatura. "Vejo que é um equívoco ficar comparando com o passado", disse Alckmin, referindo-se aos dados dos governos tucanos relembrados por Lula. "Isso é colocar o farol voltado para trás. Nós vamos falar do futuro. O que interessa ao povo brasileiro é discutir quem pode fazer mais nos próximos quatro anos", completou, em entrevista conceida no final da tarde de ontem, em São Paulo.

O tucano não fugiu de comparações, mas quis direcioná-las ao futuro. "Podemos fazer mais, fazer mais rápido e melhor em benefício do povo brasileiro", afirmou. Alckmin pretende fazer campanha discutindo programa de governo, segundo relatou. "O contraditório será feito apenas quando for necessário, uma vez que não é este o centro da campanha", disse.

Seguindo à risca a cartilha para fortalecer seu palanque nos Estados, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, posa hoje para fotografias ao lado de José Serra, que será oficializado candidato ao governo paulista na convenção estadual do partido.

Alckmin deve chegar ao local da convenção com Serra, hoje favorito nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio dos Bandeirantes, com chances até de vencer a disputa no primeiro turno.

Em sinal de unidade, os dois - que já estrearam publicamente a dobradinha em recente agenda no interior do Estado - devem aparecer juntos, por volta do meio-dia, na Assembléia Legislativa, local escolhido para a convenção.

Amanhã, Alckmin irá a Uberaba, onde, ao lado do governador de Minas e candidato à reeleição, Aécio Neves, também dará seqüência aos esforços para cristalizar seu palanque na briga pelo Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de fortalecer o palanque de Alckmin em São Paulo e Minas, o PSDB opera fortemente em outros Estados importantes, como Bahia e Rio Grande do Sul. A principal dificuldade da candidatura tucana, no entanto, é registrada no Nordeste, onde o presidente Lula tem altos índices de popularidade e Alckmin ainda é pouco conhecido da população.

Na convenção paulista dos tucanos, com início previsto para as 9 horas, o partido espera reunir entre 5 mil e 6 mil pessoas. Para o evento, o PSDB paulista gastou cerca de R$ 50 mil, segundo informou o presidente estadual do partido, deputado Sidney Beraldo.

Serra deve ter como vice também um tucano. Na opinião dele, o PFL já estaria suficientemente contemplado com a Prefeitura nas mãos de Kassab, com o governo paulista chefiado desde abril por Lembo e com a vaga de candidato ao Senado.

Além dos caciques do PFL no Estado, os tucanos ainda esperam a presença de partidários do PPS e do PTB, que também já fecharam com a candidatura de Serra.

MAIS CONVENÇÕES

Além da convenção em São Paulo, o PSDB realiza hoje eventos semelhantes em cinco outros Estados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará e Amapá.

As convenções em Santa Catarina, no Piauí e no Amazonas, inicialmente previstas para este domingo, foram adiadas. O prazo final para a realização das convenções partidárias se encerra na sexta-feira, dia 30, de acordo com o calendário eleitoral.