Título: Varig tem hoje só 14,4% do mercado
Autor: Alberto Komatsu e Mônica Ciarelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

A participação da Varig no mercado doméstico de passageiros caiu para o menor nível da história da companhia: apenas 14,4% do fluxo total em maio (passageiros transportados por quilômetros pagos). A queda em relação a igual mês de 2005 foi de 32,6%, segundo o Departamento de Aviação Civil (DAC).

Em maio do ano passado, o Grupo Varig tinha 26,52% do mercado. Entre as grandes companhias aéreas, a Varig foi a única que apresentou queda em um mês em que o fluxo de passageiros registrou aumento de 24,3%. Com isso, a TAM e a Gol ampliaram ainda mais as suas participações no mercado. A TAM teve 45,6% dos passageiros transportados em maio (42,7% em maio de 2005) e a Gol, 33,6% (27,2% no ano passado). Em termos relativos, porém, as novatas BRA e OceanAir registraram maior aumento, com acréscimos de 249,7% e 158,2%, respectivamente. Com isso, a BRA passou a ter uma participação de 3,54% no mercado (1,26% em maio de 2005) e a OceanAir, de 0,76% (0,36% em maio de 2005). Outras 13 empresas disputam o mercado doméstico de transporte de passageiros, mas todas têm participações inferiores a 1%, conforme os dados do DAC.

O número de passageiros no mercado doméstico em maio somou 3,365 milhões. O número representou um índice de 71% em relação aos assentos oferecidos, que totalizaram 4,587 milhões, bem como uma melhoria expressiva em relação aos 66% registrados em maio de 2005.

A TAM transportou o maior número de passageiros, com um total de 1,49 milhão, com índice de ocupação de 73% em relação ao total oferecido. O índice da Gol ficou em 74%, com o transporte de 1,09 milhão de passageiros. A Varig registrou índice de ocupação de 65%, com 470 mil passageiros.

No mercado de vôos internacionais, o índice de ocupação de maio caiu para 66% em relação aos assentos oferecidos, o que configura uma piora ante o índice de 69% registrado em maio de 2005.