Título: Bolsas caem à espera dos EUA
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Economia & Negócios, p. B5

A expectativa em torno da divulgação de importantes índices da economia americana esta semana azedou o humor do mercado financeiro ontem no mundo inteiro. No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acompanhou o nervosismo de Nova York e caiu 4,33%, para 33.554 pontos - o menor nível desde 2 de janeiro de 2006. Com isso, a bolsa paulista já acumula perda de 16,55% no período de um mês e 8,15% em junho. O stress dos investidores também atingiu o dólar, que subiu 1,28%, cotado em R$ 2,29.

Os títulos da dívida brasileira passaram o dia em terreno negativo. O BR-40 caiu 1,04%, para 123,5% do valor de face, e o A-Bond, 0,75%, para 105,5%. O risco país, que reflete a confiança do investidor estrangeiro em relação aos papéis do Brasil, subiu 3,05% e atingiu 270 pontos. Já o risco médio dos países emergentes subiu 2,31% para 226 pontos. "Além dos índices americanos, a semana é curta no mercado brasileiro por causa da estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo amanhã (hoje) e do feriado de Corpus Christi na quinta-feira", afirma o gerente de Renda Fixa do Banco Prosper, Carlos Cintra. Os investidores não querem ficar com papéis na mão numa semana curta, mas com grandes eventos.

Segundo economistas, a turbulência de ontem continua sendo por causa das incertezas em relação à economia mundial, em especial por causa do aperto monetário americano para conter a alta dos preços. A preocupação é que o aumento das taxas possa desaquecer a economia dos Estados Unidos além do desejado e, assim, impactar a economia mundial.

Por isso, as atenções estão voltadas para os números que saem esta semana sobre inflação americana, afirma o economista da Gap Asset Management, Alexandre Maia. Hoje será divulgado o Índice de Preços ao Produtor (PPI) referente ao mês de maio e amanhã o Índice de Preços ao Consumidor (CPI). Também na quarta-feira o mercado vai conhecer o conteúdo do Livro Bege - relatório mensal sobre a economia americana. Além disso, o presidente do Fed, Ben Bernanke, deve discursar hoje na 5ª Conferência de Líderes Regionais sobre Questões, em Washington.

Com medo do que vem pela frente, muitos investidores decidiram se desfazer de alguns papéis. Isso abalou as bolsas mundiais. Em Wall Street, a Nasdaq caiu 2,05%, o Dow Jones, 0,91%, e o Standard & Poor's 500, índice que engloba as maiores empresas, 1,27%.

Na Europa, a Bolsa de Frankfurt recuou 1,25%; a de Madri, 0,6%; Paris, 0,94%; Londres, 0,61%; Milão, 1,15%. Na América Latina, a Bolsa do México despencou 4,3% e a da Argentina, 4,56%.