Título: Candidatura deve ser anunciada semana que vem
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Nacional, p. A4

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar sua candidatura na semana que vem. "Não temos plano A ou B. Nosso plano é a reeleição do presidente Lula. Contamos com a candidatura", garantiu. "Uma semana antes de nossa convenção, marcada para o dia 24, o presidente Lula deve anunciar que é candidato à reeleição."

O PT, segundo Berzoini, não se constrange em dar a legenda e ter nos palanques deputados acusados de receber o mensalão. Todos foram denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, por integrar esquema de corrupção. "Nenhum deles foi interditado politicamente. Continuam no gozo de seus direitos políticos", disse. "O PT conhece a biografia deles e entende que, independentemente de terem cometido erros, têm biografia altamente positiva."

Eventuais críticas, afirmou, são apenas "provocações". Serão candidatos a deputado pelo PT o ex-ministro Antonio Palocci, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (SP), os deputados Professor Luizinho (SP), José Mentor (SP), João Magno (MG) e Josias Gomes (BA) e o ex-deputado Paulo Rocha (PA), que renunciou para fugir do processo de cassação.

Para os governos dos Estados, o PT pretende lançar pelo menos 18 candidatos. É um número bem menor do que o de 2002, quando 22 disputaram governos estaduais.

Esse número pode cair ainda mais. É que, para obter apoio do PMDB, mesmo informal, ou de outros partidos, o PT pode ser obrigado a retirar algumas candidaturas. No Distrito Federal, por exemplo, Lula é a favor do apoio petista à candidatura do ex-ministro Agnelo Queiroz, do PC do B, para o governo. Mas o PT lançou a deputada distrital Arlete Sampaio.