Título: Para Brindeiro, Berzoini é ventríloquo de Lula
Autor: Leonencio Nossa e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Nacional, p. A5

O ex-procurador Geral da República Geraldo Brindeiro disse que o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), ao invés de ficar fazendo "papel ridículo de ventríloquo do presidente Lula", deveria apresentar ao País as explicações para as denúncias feitas pelo atual procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra 40 pessoas, incluindo deputados e quatro ministros.

"Se eu fosse procurador hoje, certamente teria muito trabalho, porque nunca se viu tanta corrupção", acusou Brindeiro, alegando que, além da denúncia do procurador-geral, há notícia-crime apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra o presidente, "que nunca diz nada e nunca sabe de nada e prefere mandar o ventríloquo responder".

Segundo Brindeiro, no governo passado não houve nada parecido com o que se vê atualmente. E, se tivesse havido, teria sido investigado. "As acusações contra o governo passado eram bravatas", disse, acentuando que o Planalto deveria levar a sério as acusações apresentadas contra os integrantes do governo. "Acho até que a denúncia teria de ser, pelo menos, contra 41 ou 42", declarou, sugerindo que Lula deveria ter sido incluído e reclamando que "não se rebatem tais acusações acusando o ex-procurador geral".

Brindeiro se referia a uma declaração de Berzoini, segundo quem tudo que tinha de ser apurado já foi e, graças ao presidente Lula, o Ministério Público não tem mais um "engavetador-geral da República", título que a oposição dava a Brindeiro.

A declaração do presidente petista foi uma resposta às afirmações do candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, de que, se eleito, fará uma devassa no governo Lula.