Título: Campanha tucana terá Reale Jr. nas finanças
Autor: Ana Paula Scinocca e Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Nacional, p. A6

Já candidato oficial do partido, o ex-governador Geraldo Alckmin definiu ontem a estruturação da sua campanha: o jurista Miguel Reale Júnior, um dos mais cáusticos críticos do governo Lula, cuidará da parte mais delicada, a área financeira. Num almoço com os senadores Tasso Jereissati (CE), presidente do PSDB, e Sérgio Guerra (PE), coordenador da campanha, ficou acertado que haverá cinco áreas de coordenação.

A de comunicação fica com o publicitário Luiz Gonzalez e a administrativa com José Lucena Dantas (assessor do governo FHC e fundador do PSDB). A operacional e a política ainda não tiveram titular escolhido.

A instância máxima da campanha será o candidato. Abaixo dele estará o conselho político - agora com o deputado Roberto Freire (PE), presidente do PPS, que aderiu à aliança. Guerra explicou que Reale Júnior foi escolhido para cuidar das finanças porque reúne três características fundamentais: "Miguel tem qualificação, responsabilidade e conceito público."

A estrutura foi definida em almoço em São Paulo, de que participaram Gonzalez e seu sócio na produtora GW, Woyle Guimarães. Alckmin confirmou ontem só o nome de Reale, mas, inspirado na seleção de futebol, prometeu: "Estamos montando um time de craques. O doutor Miguel Reale tem honradez pessoal, honorabilidade e já foi secretário e ministro. Tem grandes serviços prestados."

Os cinco coordenadores estarão ligados a Guerra, assim como 4 assessorias diretas: de pesquisa, jurídica (a cargo do advogado Ricardo Penteado, que defende Alckmin e o PSDB desde 2002), do plano de governo (conduzida pelo ex-secretário João Carlos Meirelles) e de agenda, que ainda não tem titular.

Tasso comunicou a Alckmin que já escolheu o local do comitê central da campanha, em Brasília. Outro comitê, menor, funcionará em São Paulo. Hoje, em Brasília, Tasso e Guerra se reúnem para definir a agenda de Alckmin nas próximas semanas. Agora, haverá viagens a todas as regiões, sem priorizar nenhuma. Ontem assessores informaram que os símbolos usados na convenção - logomarca e jingles - são provisórios. Na logomarca definitiva, como em campanhas anteriores, o candidato é tratado por "Geraldo".

Ontem à noite, Alckmin foi entrevistado por telefone pelo comentarista Franklin Martins, que estreava no Jornal da Band. Segundo comentarista, o tucano disse que uma de suas primeiras medidas, se eleito, será enviar ao Congresso uma proposta de reforma política com três pontos: fidelidade partidária, voto distrital misto e o fim da reeleição. Mais: deixou claro que a reeleição já não valeria para ele. O compromisso com o fim da reeleição tem sido cobrado por presidenciáveis tucanos, como Aécio Neves.