Título: Heloísa Helena quer ser alternativa a 'neoliberais'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Nacional, p. A6

A pré-candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), disse ontem durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, que seu projeto de chegar ao Planalto traduz "uma obrigação histórica", que consiste em oferecer uma alternativa ao neoliberalismo defendido, em sua avaliação, pelas duas principais candidaturas postas no momento, do PT e do PSDB. A idéia, segundo ela, é se posicionar como opção de desenvolvimento econômico com inclusão social.

A senadora disse que os dois partidos representam "farsa técnica e fraude política" e defendeu a democratização do Estado brasileiro, que considera privatizado em favor de uma minoria. "Não há democracia representativa no Brasil", alegou.

Em diversas ocasiões, a senadora atacou o PT, partido que a expulsou de suas fileiras há mais de dois anos. Questionada sobre as pretensões do recém-criado PSOL, Heloísa Helena disse que a legenda "prefere não ser grande se for para virar uma gangue partidária". A pré-candidata disse que é socialista e que isso é "até uma questão de amor", referindo-se ao lema "a cada um conforme as suas necessidades", que constava dos escritos de Karl Marx no século 19.