Título: Conselho vai votar ação contra Janene
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Nacional, p. A8

O Conselho de Ética da Câmara deve aprovar hoje o pedido de cassação do deputado José Janene (PP-PR), o último dos 19 deputados que foram acusados pela CPI dos Correios de ter se beneficiado pelo esquema do mensalão. No dia 4 deste mês expirou a última licença médica de Janene, que desde outubro do ano passado não comparece a sessões da Câmara.

Até ontem, o deputado não havia apresentado novo atestado médico para justificar suas ausências nas sessões.

Janene tem uma doença grave no coração e, por conta disso, apresentou vários recursos judiciais e regimentais para evitar a tramitação de seu processo de cassação.

O deputado, ex-líder do PP, é acusado de ter recebido dinheiro de contas do empresário Marcos Valério, um dos operadores do mensalão. João Cláudio Genu, assessor do parlamentar, teria sacado R$ 4,1 milhões de contas do publicitário mineiro. Janene argumenta que o PP recebeu R$ 700 mil para pagar o advogado do ex-deputado Ronivon Santiago (AC), cassado pela Justiça Eleitoral e, recentemente, preso pela Operação Sanguessuga, que investiga a compra superfaturada de ambulâncias com recursos do Orçamento da União.

MAIS RECURSO

O relator do processo, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), leu o parecer a favor da cassação na semana passada, mas o deputado Ildeu Araújo (PP-SP), aliado de Janene, pediu o prazo regimental de duas sessões, atrasando o julgamento para hoje.

Depois do conselho, o processo segue para votação no plenário, última etapa do julgamento. Antes disso, no entanto, há a possibilidade de recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que adia ainda mais a votação. O plenário deverá aprovar hoje requerimento protelando para agosto o prazo final de conclusão do processo contra o deputado.