Título: Morre aos 87 anos, no Rio, o físico Leite Lopes
Autor: Rodrigo Morais
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Vida&, p. A19

Teórico de projeção internacional, o físico pernambucano José Leite Lopes morreu ontem, aos 87 anos, de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul, onde estava internado desde dezembro. Seu corpo foi velado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituição da qual foi um dos fundadores. Ele será sepultado hoje, às 10 horas, no Caju.

Nascido em 1918, Leite Lopes se tornou PhD em 1946 pela Universidade de Princeton (EUA), estudando com um dos mais importantes nomes da Física, o Prêmio Nobel Linus Pauli. Três anos depois, fundou o CBPF junto com o destacado físico brasileiro César Lattes, entre outros. Nos anos 50, participou da formação da Comissão Nacional de Energia Nuclear e, depois, sugeriu a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia.

"Ele foi fundamental na criação da cultura científica do País", disse o atual diretor do CBPF, Ricardo Galvão. "Como físico, deu contribuições teóricas seminais. Era de esquerda e exerceu forte influência política. Era também um humanista."

Cassado pela ditadura em 1969, quando era professor de Física Teórica da Faculdade Nacional de Filosofia, Leite Lopes deixou o Brasil. Após nova passagem pelos EUA, se fixou em Estrasburgo, na França, onde viveu até 1986.

Leite Lopes foi autor de obras importantes, como Fondements de la physique atomique (1967), Lectures on symmetries (1969) e Gauge field theories (1981). Entre suas paixões, estavam o time do Botafogo e as mulheres. No livro Idéias e Paixões, escreveu: "Depois da mulher é que vêm as outras belezas: a beleza da ciência, das artes, da pintura, da música, (...) a mulher supera tudo isso".