Título: Gasoduto de Urucu vai abastecer apenas a região amazônica
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Nacional, p. A4

O gás que será produzido por Urucu não tornará o País auto-suficiente em gás liquefeito de petróleo (GLP) e não influenciará para acirrar ou aplacar a crise Brasil-Bolívia: toda a produção, estimada em 5,5 milhões de metros cúbicos por dia, será para o mercado amazonense. "O gás que será gerado e os royalties da exploração são para os sete municípios ao longo do gasoduto, de Coari a Manaus. O preço não compensaria transportar esse gás até o Sudeste, demandaria mais uns seis anos e muitos milhões de dólares", afirmou o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli.

Segundo Gabrielli, na próxima semana a Petrobrás vai anunciar o custo total do gasoduto. Das três empresas que venceram a licitação, só Andrade Gutierrez e Carioca continuam no projeto.

De acordo com a Petrobrás, o gás para a produção de energia elétrica das termoelétricas do Amazonas deverá beneficiar 1,5 milhão de pessoas. A economia prevista será de R$ 1,2 bilhão por ano, já que os usuários de energia elétrica subsidiam, pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), o consumo da região amazônica.