Título: PPS pode apoiar PSDB após desistência de Freire
Autor: Ana Paula Scinocca e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Nacional, p. A5

A Executiva Nacional do PPS formalizou ontem a desistência da pré-candidatura do deputado Roberto Freire (PE) à Presidência, conforme o Estado antecipou. Na reunião de ontem também foi aprovada recomendação de apoio à pré-candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).

A decisão final, porém, e a adesão à coligação PSDB/PFL será tomada na convenção nacional do partido, marcada para dia 16, no Rio. Habitualmente, o que a Executiva recomenda é ratificado pela convenção.

Nos próximos dias, Freire entregará ao pré-candidato tucano um documento com propostas para seu programa de governo. "Há abertura de Alckmin para que a gente participe com idéias, sobretudo em relação à política econômica e a questão dos juros", afirmou o deputado. A desistência de sua candidatura ocorreu um dia depois de ter sido inviabilizada uma aliança do PPS com o PDT, que tem o senador Cristovam Buarque (DF) como pré-candidato à Presidência.

Freire, que também é presidente do PPS, antecipou que em São Paulo "estão adiantadas" as negociações com o PSDB, que tem o ex-prefeito José Serra como candidato ao governo. Já está definida a adesão à coligação PSDB/PFL no Estado.

"Está praticamente tudo fechado", confirmou o presidente do PSDB paulista, deputado estadual Sidney Beraldo. A formalização do ingresso do PPS na aliança em torno de Serra deve ocorrer na próxima semana.